terça-feira, 8 de junho de 2010

Meio Ambiente VS Nossos Representantes - AMIGOS OU INIMIGOS?

Dia 05 de junho foi DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.


É comum o MEIO AMBIENTE ser sempre colocado em segundo plano, sempre largado pra depois. Não podemos mais deixar pra depois esse assunto. Diversas ações e medidas para melhorar as condições do MEIO AMBIENTE podem ser feitas por todos no dia a dia.

Contribuições como separar o lixo para reciclagem, fazer o descarte correto de pilhas e baterias, economizar água e energia elétrica, economizar produtos de limpeza e óleos e fazer os descartes de maneira adequada, economizar combustíveis fósseis e trocar por alternativos, dentre outras diversas medidas são pequenas ações que isoladas podem até representar pouco, mas que sem dúvidas em massa representam muito. Sem contar que talvez ao ver um vizinho tomar medidas deste tipo também o incentive a fazer o mesmo.Como diz um bom pensamento: “Não deixe de levar a sua gotinha de água para apagar o incêndio só porque acha que não fará diferença.”.

Mas retomando sobre as medidas que podemos tomar para contribuir para com o MEIO AMBIENTE percebemos que na maioria das ações a palavra raiz é “economizar”, no entanto em um assunto não podemos economizar que é em relação a INFORMAÇÃO. Ela precisamos ter abundantemente para conhecermos medidas alternativas que contribuam para um desenvolvimento sustentável, mas PRINCIPALMENTE NA HORA DE ESCOLHER OS GOVERNANTES. Não é possível construir uma sociedade sustentável que tenha preocupação com o MEIO AMBIENTE se os governantes que nos representam não são propensos a colaborar com o tema. Não podemos aceitar discursos que não condizem com ações. Precisamos fazer o possível para saber quem são os de língua falsa. Somente discursos não salvarão o Meio Ambiente. Medidas práticas que partam do poder executivo e legislativo que sejam favoráveis ao MEIO AMBIENTE e leis que defendam e incentivem a sustentabilidade passou da hora de ser prioridade em pautas nas Câmaras.


Tanto se fala e tão pouco se faz, tantos se dizem amigos do tema e não passam de dizeres vagos e incoerentes com as ações.



Nossos legisladores tem muitas oportunidades, não de apenas discursar em favor do Meio Ambiente ou apenas lembrar do assunto, eles tem oportunidades de por em prática leis que colaboram com um desenvolvimento sustentável e colaboram com o Meio Ambiente de verdade e de cobrar do executivo uma postura mais adequada em relação ao assunto. No entanto, na maioria das vezes que medidas concretas podem se tornar realidade nada fazem. Aprovam-se leis nada práticas que não passam de textos para inglês ver, leis que nada mudam, que nada melhoram e nos momentos que leis realmente mudarão algo colocam em primeiro lugar interesses financeiros e ridicularidades para justificar o não justificável.

Aprovar leis e cobrar medidas reais em favor do MEIO AMBIENTE são belas ações muito mais importantes que belos discursos. Salvar o MEIO AMBIENTE não é só plantar árvores.








2 comentários:

  1. Você acompanha de perto, por isso acho q poderia ajudar mais citando alguns nomes de políticos que não são amigos do Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo,

    eu realmente procuro acompanhar posturas de governantes. No entanto, prefiro não citar nomes: primeiro porque ao meu ver existem tantas línguas falsas q não seria possível citar todas aqui logo seria injusto, pois deixaria alguns que mereceriam estar na lista e acabaria ficando de fora; segundo porque sou ser humano logo posso errar como todos, já que ninguém é Senhor pleno da verdade; terceiro porque o q desejo é conscientizar da necessidade de cada um buscar informação e cumprir seu papel e seu dever e não terceirizar essa busca de informação.

    Gde abraço.

    ResponderExcluir