quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A decadência do ensino e o descompromisso de educadores.

A decaência do ensino público é lamentável. Os mais afetados são os mais desprovidos de renda que são encaminhados ao ensino público noturno. ISSO É UMA VERGONHA. Neste tipo de ensino praticamente não há aulas em sextas feiras por motivo de uma intensa falta de alunos que são motivados ao ato devido a falta de pofessores e desinteresse dos professores em tornar as aulas produtivas. Falo isso com conhecimento de fato e por acompanhar alunos que frequentam atualmente as escolas públicas. Essa semana inteira tem escola do centro que não teve aula nenhum dia no período noturno devido a falta de água e estimulos a falta, semana que vem será a mesma coisa, feriado e suspensão de aulas na quinta e sexta-feira.
Muitos professores merecem parabéns, mas muitos merecem criar vergonha na cara e cumprir o papel a que se dispuseram, porque até o momento grande parcela estão se equiparando a políticos que vivemos a criticar que não fazem o cumprimento de seu dever. Já dei bastante aulas, e sei que é difícil, sei que os professores são desvalorizados em suas remunerações, sei que em muitos momentos nos desmotivamos devido a dificuldade de dar aula devido a rebeldia de muitos alunos, sei que é desistimulante a parte burocrática, mas isso e muitos outros pontos não justificam o não cumprimento do dever. É dever se atualizar, é dever demonstrar interesse, é dever ser responsável - onde já se viu haver tantas faltas- é dever ser educador. Entrou na sala de aula tem que fazer acontecer se não souber como tem que buscar ajuda. Pra mim assim que é, e assim que sempre foi em meus momentos dentro da sala de aula.

Na educação a uma infinidade de variaveis que fazem melhorar ou piorar, pode até ter umas que pesam mais ou menos de acordo com a ótica de cada um, mas todas são importantes, a participação da família na educação, a qualidade da parte física da escola, o envolvimento dos alunos, a logística da educação, a teoria de ensino utilizada, a progressão continuada, a recuperação dos alunos, e por ai vai e pra mim uma das variáves mais importantes é o envolvimento do professor na busca de uma educação de qualidade, pois ele pode melhorar todas as demais variaveis com o importante envolvimento e entusiasmo. 

Por isso não posso deixar de registrar meus parabéns aos bons educadores e os agradecimentos por ajudar a construir uma sociedade melhor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário